Johnnie Walker
30/10/2011 21:01
Uma garrafa quadrada. Rótulos coloridos. Um homem elegantemente vestido como logotipo. E uma frase inconfundível: Keep Walking. Todos esses ingredientes misturados com a excepcional qualidade de seus líquidos sagrados fizeram da JOHNNIE WALKER uma marca única em seu segmento e um símbolo que representa com toda aristocracia o uísque.
A JOHNNIE WALKER tem uma história de determinação que se estende por três gerações de uma família. Cada geração compartilhou da mesma paixão pela fabricação e destilação do uísque. Johnnie era filho do fazendeiro, Alexander Walker, que morreu em 1819, e o rapaz, então com 14 anos, considerado muito novo para continuar tocando a fazenda da família. Com a venda da fazenda, que rendeu exatamente £537.15, John abriu uma pequena mercearia em 1820 na cidade de Kilmarnock, localizada no oeste da Escócia, investindo £417 no novo negócio. O pequeno estabelecimento comercializava chás, vinhos, bebidas e comidas secas, começando a desenvolver uma clientela de alta reputação. Enquanto isso, o mercado de uísque estava mudando no mundo inteiro. As destilarias, muitas delas ilícitas, começaram a se profissionalizar e ele enxergou uma grande oportunidade de ingressar nesse ramo de atividade, começando a destilar seu próprio uísque em 1825, como uma maneira de oferecer a seus clientes um produto único e consistente.
Utilizando toda sua habilidade, iniciou a produção, vendendo o produto para seus clientes, que logo começaram a exigir um nome para o uísque. Foi neste momento que o uísque ganhou o nome de JOHNNIE WALKER. Em 1857, o filho de John, Alexander, assumiu os negócios da família com a morte de seu pai, e continuou desenvolvendo a empresa. Pouco depois, em 1860, foi criada a tradicional garrafa quadrada da marca. Em um segmento que utilizava principalmente garrafas redondas, rapidamente o uísque se tornou mundialmente reconhecido: um design emblemático para um uísque emblemático. Em 1865 surgiu o percussor do atual Black Label chamado Walker Old Highland Whisky, mediante a combinação de aproximadamente 40 dos melhores maltes e uísques de grãos escoceses, envelhecidos por, no mínimo, 12 anos. Pouco depois, em 1867, foi criado o tradicional rótulo inclinado, colocado na garrafa a um ângulo de precisamente 24º, muito parecido com o atual utilizado pelo uísque Black Label.
Em 1876, ele conseguiu registrar como marca, o modelo da tradicional garrafa quadrada, e as cores preto e ouro das escritas de seu rótulo. Em 1880, abriu escritório na cidade Londres, por onde exportava seus produtos para o resto do mundo. Nesta época, onde poucas marcas eram distribuídas tão amplamente, a John Walker & Sons já havia estabelecido negócios em Sidney e Paris, além de agentes de distribuição na África do Sul, Estados Unidos e Índia. Quando Alexander morreu em 1889, deixou o negócio para seus dois filhos, George e Alexander. Alexander ficava responsável pela produção dos uísques e George viajava o mundo estabelecendo uma rede de distribuição. Em 1893 eles compraram a tradicional destilaria Cardhu, garantindo assim o suprimento de maltes excepcionais e mantendo-os longe de seus principais concorrentes. Em 1906 os irmãos Walker já possuíam três uísques no mercado, cada um deles identificado por distintos rótulos coloridos: Old Highland Whisky (envelhecido 5 anos e identificado pelo rótulo branco), Special Old Highland (envelhecido 8 anos e identificado pelo rótulo vermelho) e o Extra Special Old Highland (envelhecido 12 anos e identificado pelo rótulo preto). Pouco depois, em 1909, os irmãos deram novos nomes a seus uísques em reconhecimento ao hábito de seus clientes de identificá-los pelos rótulos coloridos: era o surgimento oficial do JOHNNIE WALKER RED LABEL e do JOHNNIE WALKER BLACK LABEL.
Em 1920, já era possível encontrar os uísques JOHHNIE WALKER em 120 países ao redor do mundo. Nesta década, a tradicional garrafa quadrada se tornou padrão para todos os uísques da destilaria. Em 1934, a destilaria recebeu a primeira Concessão Real, um sinal de excelência, qualidade e reconhecimento. Nas décadas seguintes, investiu no setor de distribuição para popularizar ainda mais a marca pelo mundo; e, em 1970, ao comemorar 150 anos de história, criou um exclusivo estojo de presente que continha um raro blend e um sofisticado decanter de cristal. Em 1986 a JOHNNIE WALKER foi adquirida pela tradicional cervejaria irlandesa Guinness, que em 1997 se fundiria com a Grand Metropolitan para formar a Diageo. O resto da história é o sucesso de uma marca que se espalhou pelo mundo, valendo-se da experiência de quase dois séculos de visão e progresso para criar uísques da mais alta qualidade consumidos nos ambientes mais sofisticados e descolados do planeta.
Em meados de 2009, como parte de uma reestruturação, a empresa proprietária da marca JOHNNIE WALKER, a britânica Diageo, anunciou que até o final de 2011 pretende cessar a produção de uísques na histórica destilaria de Kilmarnock, maior empregadora da pequena cidade escocesa. Em um primeiro momento a produção seria transferida para as destilarias de Leven, Fife e Shieldhall.
Uma jóia rara
Johnnie Walker Blue Label Baccarat é o resultado de uma parceria histórica entre a mais tradicional Cristallerie do mundo e a mais renomada família produtora de uísque. Nessa edição especial e limitada, o Blue Label se apresenta em um decanter Baccarat, com design que remete ao frasco de um perfume. Assim como um frasco de perfume reúne as notas mais marcantes de uma fragrância, o Blue Label Baccarat é uma versão especial da bebida, mais intensa e concentrada. O design exclusivo Baccarat possui características que ressaltam o sabor do uísque. Essa preciosa garrafa vem em uma caixa de couro azul, com um livro que conta as origens do Blue Label. Na sua composição, o Master Blend mistura os maltes mais raros e de características mais marcantes da Escócia. Não existe um número exato de maltes e nem idade mínima de envelhecimento. Com edição mundial limitada de 4 mil unidades o produto é vendido hoje pelo valor de R$ 10.000. A preciosidade foi lançada no Brasil em novembro de 2005.
Striding Man
O famoso ícone da marca JOHNNIE WALKER, chamado de Striding Man, ou andarilho, foi criado em 1908, na mesa de um restaurante. George e Alexander II, netos de John Walker, saíram para almoçar com um cartunista chamado Tom Browne, pedindo a ele que criasse um símbolo para representar a marca. No verso do cardápio do restaurante, o cartunista esboçou o Striding Man, que acabou sendo utilizado em anúncios natalinos já naquele mesmo ano. A tradicional figura, com chapéu de pele de castor, túnica vermelha, calça branca botas de montaria, e monóculo inquisitor, representava com elegância o progresso, pioneirismo e a saga da família Walker. O símbolo foi redesenhado através dos anos por uma sucessão de grandes artistas plásticos como Basil Partridge, Leo Cheney, Clive Upton e Michael Peters. Sua roupa foi alterada ocasionalmente, mas nunca perdeu o conceito de “continuar andando”, se tornando um dos símbolos publicitários mais reconhecidos no mundo e um verdadeiro ícone da indústria de bebidas alcoólicas. O ícone da marca ganhou sua última reformulação visual no ano de 2003, quando a marca apresentou suas novas garrafas e rótulos. A principal diferença entre o desenho original e o atual foi a alteração no sentido da caminhada. Para reforçar a idéia de “Keep walking” e progresso, a direção foi invertida, acompanhando o sentido de leitura ocidental: da esquerda para a direita. Além desse elemento gráfico dominante, a garrafa quadrada e o rótulo inclinado sempre deram caráter próprio às embalagens de JOHNNIE WALKER.