Dell

25/11/2011 22:29

    Ela não inventou o computador, tão pouco criou softwares revolucionários, apenas soube vender de um modo inteligente, do jeito que o cliente quer. Desde que lançou seu primeiro computador, a DELL tem inspirado continuamente o setor, estabelecendo novos patamares e atuando de forma pioneira em desenvolvimentos essenciais nos segmentos de computação doméstica, pequenas empresas e corporativo. Na DELL que manda é você.

    Michael Dell, um jovem então com 19 anos, começou sua empreitada em uma manhã quente de verão em 1984 enquanto ainda estudava medicina na Universidade do Texas na cidade de Austin. Com apenas US$ 1 mil, dinheiro conseguido através de um empréstimo com seus avós, o ambicioso jovem fundou a empresa com o nome de PC’s Limited. Sua idéia era vender computadores pessoais direto aos clientes, passando por cima dos canais de distribuição tradicionais: as lojas. Para dar o pontapé inicial da nova empresa, ele precisava conseguir máquinas a preços baixos. Entrou em uma loja de informática e comprou a prazo todo o estoque de computadores encalhados. Aí, pegou essas máquinas, e dentro de seu minúsculo dormitório na universidade, calibrou-as com discos rígidos maiores e programas mais recentes, e começou a vendê-las por telefone, com preços em média 20% inferiores aos da concorrência. Nascia um conceito inovador e simples de negócio: vender computadores pessoais diretamente ao consumidor, trabalhando com estoques mínimos, sem o uso dos canais tradicionais de distribuição. Desta forma, a empresa poderia detectar melhor a necessidade de seus clientes e oferecer soluções mais eficazes para satisfazê-los. Com o sucesso inicial da empresa, Michael Dell largou a faculdade para administrar seu negócio em tempo integral. Somente no primeiro ano, a empresa teve um faturamento de US$ 6 milhões.

    No ano seguinte a empresa fabricou seu primeiro computador com design próprio, o Turbo PC, vendido por apenas US$ 795 e equipado com processador Intel 8088 com a velocidade de 8MHz. A pequena empresa então colocou anúncios em revistas de informática para venda direta ao consumidores, além da possibilidade do consumidor escolher a sua configuração. Isto permitiu que o preço final dos computadores fosse mais competitivo e o modo de compra mais conveniente. Em 1986 a jovem empresa passou a oferecer a primeira garantia de devolução nos primeiros 30 dias após a compra. O sucesso foi tanto que Michael começou a ser assediado para vender sua empresa. No mês de junho de 1987, a PC’s Limited começou a operar também na Irlanda, marcando assim o primeiro passo para sua internacionalização. Nos quatro anos seguintes, a empresa espalhou suas operações por outros 11 países ao redor do mundo. Em 1988 a empresa adotou oficialmente o nome de DELL COMPUTER CORPORATION e abriu seu capital na Bolsa de Valores, levantando dinheiro para uma expansão à curto prazo. Foi quase nesta mesma época que a DELL lançou no mercado seu primeiro laptop, ingressando em um segmento que se tornaria altamente lucrativo uma década mais tarde. Pouco depois, em 1990, a empresa tentou vender seus produtos indiretamente através de supermercados e grandes lojas de computadores como as redes CompUSA e Staples, porém o sucesso foi muito tímido e a DELL voltou o foco no seu bem sucedido modelo de vendas diretas ao consumidor. Além disso, ao converter toda a sua linha de produtos para os chips Intel 486, os computadores da DELL deram um enorme salto de qualidade.

    Em 1993, ingressou de vez na chamada “Guerra dos computadores” ao baixar seus preços ainda mais e estender a garantia. Foram anos de uma obsessiva busca pela redução de custos, que resultou em uma empresa feita sob medida para a Internet – anos antes que ela existisse. Em 1994, por exemplo, era possível acessar o site da empresa, selecionar um sistema, adicionar ou subtrair várias combinações de componentes, tais como memórias, disco rígido, adaptadores de vídeo, modems ou colunas, e obter o preço final em tempo real. Quando, em 1995, a Internet explodiu, a DELL tinha literalmente a faca e o queijo na mão. Começou a vender on-line no ano seguinte. Em 1997 se tornou a primeira empresa a registrar um volume diário de vendas on-line no valor de US$ 1 milhão. Dois anos depois ultrapassou a Compaq e se tornou a maior vendedora de computadores pessoais do mercado americano. A DELL abriu sua fábrica em solo brasileiro na cidade de Eldorado do Sul no Rio Grande do Sul em novembro desse mesmo ano. Em 2007 a fábrica seria transferida para a cidade de Hortolândia no interior de São Paulo.

    A partir de 2002 expandiu seus produtos para multimídia e entretenimento com o lançamento de televisores LCD, handhelds, tocadores de músicas digitais (cuja fabricação foi interrompida em 2006), impressoras e projetores. Em 2003 a empresa simplificou seu nome para DELL INC. para traduzir sua expansão além do segmento de computadores pessoais. Mas o modelo revolucionário que projetou a a empresa não foi suficiente para manter a feroz concorrência à distância. O foco engessado na venda direta de desktops e datacenters fez a DELL tropeçar. E em 2006, a empresa foi ultrapassada pela HP na liderança mundial de computadores. A empresa ainda tentou se desfazer de antigos dogmas e levou seus produtos ao varejo. Mas a desaceleração do mercado, com a crise econômica, atrapalhou os planos de uma virada triunfal. Pressionado, Michael Dell revolucionou seu modelo de negócios. Dois anos depois, uma DELL que ninguém conhece chega discretamente a hospitais, escolas e até às Forças Armadas oferecendo soluções inovadoras. Com isso, a empresa quer se desvincular da imagem de hardware para ser vista como uma provedora de soluçãoes. Mas não se iluda. O que a DELL quer com tudo isso é vender mais e mais computadores - mas computadores com maior valor agregado, seja quem for o cliente. Em 2009 a empresa adquiriu a Perot Systems por aproximadamente US$ 3.9 bilhões, temdo a pretensão de transformá-la em sua divisão global de prestação de serviços. Com isso, a DELL expandiu sua gama de serviços de TI, provavelmente incrementando suas vendas de hardware para os atuais clientes da Perot, uma das maiores prestadoras de serviço na área de saúde nos Estados Unidos. Além disso, a empresa poderá prestar serviços de nova geração como, por exemplo, computação na nuvem. Hoje em dia, a enorme paixão de Michael Dell pelos computadores ainda dirige os negócios da empresa. Uma das mais novas apostas, no entanto, é oferecer produtos de nicho, de maior valor agregado. Notebooks super-resistentes e blindados foram fabricados com foco nos profissionais da construção civil e do setor petroquímico. Agentes da polícia também são usuários do produto. Um laptop de 10 polegadas e com teclado lavável, foi lançado pensando em jovens estudantes. Uma luz externa indica ao professor quando o aluno está conectado à internet em horário de aula. Mas para se aproximar ainda mais do consumidor final, a DELL ingressou recentemente no segmento dos smartphones.

    O gênio por trás da marca 

Chamado de caubói dos computadores, Michael Saul Dell nasceu no dia 23 de fevereiro de 1965 na cidade de Houston, estado americano do Texas. Seu interesse por computadores começou muito cedo, desde quando tinha sete anos e comprou a primeira máquina de calcular. Apesar de nunca ter feito cursos de informática, era fascinado por micros. Seu primeiro computador foi um Apple II, que ele transportou para o quarto da casa em que morava com os pais, em Houston, e desmontou-a apenas para “ver como funcionava”. Seus pais ficaram loucos da vida. Desembarcou em Austin vindo de Houston a bordo de um BMW branco, que comprou com o dinheiro que acumulara vendendo assinaturas de jornal, para cursar medicina em uma universidade. Começou a empresa no dormitório da faculdade, desmontando micros e adicionando componentes mais sofisticados para vendê-los com algum lucro. As aulas foram sendo postas de lado até serem excluídas da rotina de sua vida. Era o início de uma empresa de sucesso. Em 1992, tornou-se o mais jovem executivo a ter uma empresa na lista das 500 maiores americanas da tradicional revista Fortune. No início de 2007, depois da empresa registrar lucros menores que os esperados em 2006 e de perder a liderança mundial na área para a HP, ele decidiu reassumir a presidência executiva da DELL. Casado, pai de quatro filhos, ele vive em uma mansão nos arredores de Austin e tem enorme predileção por dirigir modelos esportivos da Mercedes-Benz. Não é conhecido pelo seu carisma nem visão. Apenas pelo seu grande jeito para os negócios. Segundo Michael “você não tem que ser um gênio ou um visionário para o fazer, basta acreditar no seu sonho e mergulhar intensamente no negócio”. Atualmente ele é um dos homens mais ricos dos Estados Unidos, com uma fortuna avaliada em mais de US$ 14.6 bilhões. Foi assim que Michael Dell, executivo-chefe há mais tempo no cargo na indústria de computadores, e que anunciou aos 18 anos de idade que bateria a IBM, se tornou o homem mais rico do mundo com menos de 40 anos de idade. 

    Segundo a consultoria britânica InterBrand, somente a marca DELL está avaliada em US$ 8.88 bilhões, ocupando a posição de número 41 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. A empresa também ocupa a posição de número 38 no ranking da revista FORTUNE 500 (empresas de maior faturamento no mercado americano) em 2010.

Fonte: Mundo das marcas

 

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