A importância da embalagem
Comer com os olhos. Um dito popular antigo mas, que tem fundamento quando olhado do ponto de vista mercadológico. A embalagem de um produto pode destacá-lo em meio a seus concorrentes de uma forma muito eficaz e influenciar a compra do mesmo. Li uma matéria muito interessante sobre esse assunto e gostaria de dividir com vocês. Abaixo segue a matéria na íntegra. Boa leitura.
"Como já dizia o poeta, beleza é fundamental! Esse apelo do que é esteticamente agradável, vai muito além do romance e é verdade também para o nosso comportamento como consumidores. De acordo com o pesquisador Felix Clay, o homem é influenciado pela aparência, por alguma coisa que faz com que ele tenha prazer além da utilidade imediata do objeto. O valor estético dos produtos torna-se cada vez mais relevante, principalmente em mercados onde as necessidades básicas dos consumidores têm sido facilmente satisfeitas, e a qualidade e funcionalidade dos produtos tornam-se cada vez mais semelhantes. Criar uma experiência emocional agradável é cada vez mais importante na hora de se diferenciar, e a estética da embalagem é uma das dimensões que pode ser trabalhada. É a partir de um investimento no design estético de embalagens que objetos simples de cozinha podem se tornar objetos de decoração, indo além de sua funcionalidade. Produtos com um design privilegiado são capazes de envolver o consumidor, diferenciando-se dos concorrentes e criando uma experiência emocional positiva para quem os adquire.
Um estudo muito interessante publicado na revista Journal of Consumer Psychology
A diferenciação do produto pelo seu design pode ser uma estratégia importante para gerentes de marketing interessados em criar um diferencial de mercado. Os resultados da pesquisa sugerem que marcas desconhecidas capazes de se diferenciar pelo design da embalagem teriam a oportunidade de ser a primeira escolha dos clientes, mesmo considerando-se produtos de marcas conhecidas como concorrentes. Alguns elementos que podem ser trabalhados para criar um diferencial de design e estética são a luminância, cor, forma e textura das embalagens. Tomados em conjunto, estes componentes podem criar uma impressão de produto estético, no entanto, deve-se manter sempre os benefícios das embalagens, evitando que haja confusão ou até mesmo irritação por parte do consumidor ao tornar uma embalagem “diferente demais”.
Fonte: Mundo do Marketing