Sobre o Composto / Mix de Marketing
25/03/2011 13:26
Na matéria anterior, explicamos como o Marketing e seus fundamentos influenciam a sociedade de uma forma geral. Hoje iremos mostrar a receita pra que isso funcione de forma correta e coerente, levando em consideração uma série de fatores que podem interferir de forma positiva ou negativa para o processo de Marketing. Toda ação de Marketing deve ser adaptada à sua proporcinal realidade. Pequenas e grandes empresas devem pensar suas estratégias de forma a suprir públicos com realidades distintas. Para tanto existem ferramentas específicas. Porém há uma que é comum a todas as organizações e que, se usada de forma correta, pode trazer resultados positivos e consequentemente o alcance ou até mesmo superação de metas estipuladas.
Ao buscar um novo empreendimento, deve-se responder a quatro perguntas fundamentais:
- O que irei vender?
- Como irei vender?
- Onde irei vender?
- Por quanto irei vender?
É exatamente em torno destas quatro perguntas que gira o conceito que iremos conhecer hoje. O composto de Marketing, mais conhecido como Os 4P's. Os quatro P's são as iniciais de quatro palavras fundamentais que são: Produto, preço, praça e promoção. Essa expressão foi criada por Jerome McCarthy em 1960 e suas definições serão conhecidas logo abaixo.
Produto:
É tudo aquilo que pode ser oferecido em troca de um valor determinado e que venha a satisfazer a necessidade ou desejo de um público específico. Quando falamos de oferecer algo, estamos falando de um produto, bem ou serviço. Deve-se entender que existem diferenças entre produto e serviço. O produto é tangível, ou seja, pode ser tocado, é aquilo que compramos e na maioria das vezes levamos para casa na hora. O serviço é intangível, ou seja, não pode ser tocado mas, apenas percebido.
Das quatro variáveis do composto, pode-se dizer que o produto é a mais crítica pois, além de administrar é preciso posicionar o produto de forma correta para que as estratégias alcancem seus objetivos de forma eficaz. Um produto inserido no mercado com um preço muito baixo e uma estratégia errada, posiciona-se na mente do consumidor como sendo de baixa qualidade. Se ao contrário, o preço elevado no lugar errado por exemplo, pode fazer com que o mesmo encalhe na prateleira.
Preço:
É o valor cobrado por um produto ou serviço, para que se possa adquirir a propriedade ou o uso do mesmo. Ao comprar um produto, o consumidor espera receber os benefícios que este lhe promete. O preço é o único ítem do mix que gera diretamente receita e é fundamental para estabelecer a participação de mercado do produto ou serviço, além de ser determinante com relação à rentabilidade da empresa. A determinação do preço de um produto não é tão simples como se pensa. Devem-se considerar as seguintes orientações:
Ele deve ser suficientemente alto para que se possa obter lucro, porém não alto demais a ponto de desistimular a compra. Ao mesmo tempo, deve ser suficientemente baixo com o intuito de atrair clientes. Lembrando que não baixo ao extremo pois dessa forma irá depreciar seu produto aos olhos do cliente. O cliente procurará preços justo de forma que não lhe pareça caro demais a ponto de achar que não vale a pena comprá-lo e nem deve ser baixo a ponto de achar que ha algo errado com o produto.
Analisando estas informações, qual o preço justo de um produto? È aquele que seja justo aos olhos do cliente e que ao mesmo tempo traga lucratividade para a organização.
Praça:
A expressão praça vai muito além de o lugar onde será vendido determinado produto ou serviço. Inclui em sua essência, toda uma estrutura de logística entre todos os envolvidos no processo, para que aquilo que é comercializado possa chegar até o consumidor final de forma ágil e segura.
As decisões de canais de distribuição serão fundamentais para que este processo se dê, pois, seja o produto um pão, uma garrafa de coca-cola, um notebook, ou qualquer outro, de alguma forma ele terá de chegar aos milhões de consumidores finais. A empresa que administra esse processo de forma eficiente, pode ter aí seu maior diferencial competitivo.
Promoção:
Finalmente chegamos à última mas não menos importante variável do composto. Muitas pessoas confundem erroneamente Propaganda com Marketing. Isso acontece porque a promoção é a parte do composto que mais aparece ou é percebida pelos diversos públicos. Dizer que propaganda é a alma do negócio esta correto pois, se não divulgarmos o produto, nunca saberão de sua existência e não irão comprá-lo.
Mas antes de aprofundar nesta variável, é preciso entender que "promoção", dentro do contexto dos 4P's, significa efetuar ações que irão atrair os clientes até o ato da compra, ou seja, significa trabalhar da porta do estabelecimento pra fora. Ja a "promoção" fora do contexto dos 4P's, significa trabalhar ações de vendas dentro do estabelecimento, ou seja, todo o processo que se dá quando o consumidor ja está a ponto de fechar negócio dentro do estabelecimento.
Dentro do contexto dos 4P's, devemos destacar cinco ítens que se encontram no ítem promoção, que são: Propaganda, promoção de vendas, relações públicas / publicidade, marketing direto e força de vendas. Mas a esse respeito iremos falar na próxima matéria. Até lá.
Fonte: Wikipedia