Relações públicas
23/04/2011 14:15
Relações Públicas designa a profissão e o profissional dessa atividade de comunicação. Relações Públicas ofertam uma variedade de funções a serem exercidas para as diversas organizações (sejam elas privadas, públicas ou do terceiro setor), sempre com vistas à manutenção do equilíbrio entre estas e os públicos com os quais interagem. O objetivo do trabalho é o equilíbrio entre a identidade e a imagem de uma organização, focando a imagem institucional e trabalhando a relação com a opinião pública. A Associação Brasileira de Relações Públicas propôs em 1955 o seguinte conceito para a profissão: "Relações Públicas é a atividade e o esforço deliberado, planejado e contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma instituição pública ou privada e os grupos de pessoas a que esteja, direta ou indiretamente ligada".
O profissional é o responsável pela comunicação integrada da organização, pela sua comunicação com os mais diversos públicos (público interno, público setorial e público externo) e pela comunicação institucional. Para isso usará diversos instrumentos e canais de comunicação, entre eles os house organs (jornais, revistas, boletins etc) e os eventos (seminários, encontros, reuniões etc).
Além disso, o profissional de relações públicas pode trabalhar nas seguintes áreas:
Administração: Promover ações para a valorização de uma empresa ou marcas. Criar canais de comunicação com os funcionários e fornecedores, clientes, governo e comunidade.
Atenção ao cliente: Atender as solicitações e reclamações de consumidores, para melhorar a qualidade dos produtos e serviços da empresa.
Cerimonial e protocolo: Orientar empresários, políticos e chefes de Estado sobre etiqueta e comportamento.
Comunicação institucional: Divulgar os valores e as políticas da organização para funcionários, clientes, consumidores e fornecedores.
Eventos: Organizar palestras, exposições, recepções, coquetéis e outras solenidades de promoção da empresa.
Pesquisa de opinião: Coletar dados sobre o público interno e externo da empresa para desenvolver planos de comunicação e de ação.
Planejamento estratégico: Traçar a estratégia de relacionamento e de comunicação com a comunidade, a imprensa, os fornecedores, a concorrência e os consumidores.
Projetos institucionais: Analisar pedidos apresentados a empresas, de parceria em projetos sociais, culturais e educacionais, coordenando sua adequação à filosofia e aos objetivos da instituição.
Relações governamentais: Elaborar planejamento estratégico.
Relações Públicas: Digitais Relacionamento com os influenciadores de opinião nas mídias sociais, promovendo o diálogo com os diferentes públicos da organização que têm presença ativa na web.
OBJETIVOS DAS RELAÇÕES PÚBLICAS
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Construir, manter ou reformar a reputação positiva de uma instituição, seja ela um produto, uma marca, uma empresa, uma entidade, uma organização civil ou governamental, uma pessoa física;
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Pensar e gerenciar as relações da organização com todos os seus públicos e o impacto na reputação;
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Gerenciar crises;
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Planejar e organizar eventos dentro do conceito Institucional e Organizacional visando objetivos estratégicos de relacionamento público;
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Promover pesquisas de opinião pública;
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Planejar e produzir publicações institucionais;
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Desenvolver atividades de relacionamento com a mídia (muito mais amplas que o termo popularmente conhecido - assessoria de imprensa);
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Identificar potenciais patrocinadores e fazer parcerias e convênios;
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Desenvolver atividades de relacionamento com a comunidade a partir de políticas de responsabilidade social;
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Reconciliar o interesse público ou ajustar com este, dos aspectos de uma conduta individual ou institucional que tem significado social.
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Desenvolver através da Comunicação o entendimento do Público Interno às orientações diretivas conforme Planejamento Estratégicoestabelecido em função de objectivos organizacionais.
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Identificar e/ou construir canais e códigos de linguagens que possibilitem a aceitação dos públicos em função dos Objetivos Organizacionais de forma ética e democrática.
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Monitorar as variáveis de comportamento dos públicos de interesse da organização.
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Instrumentalizar através de informações estratégicas a cúpula diretiva para permitir decisões claras e lógicas face ao contexto político/social/económico/tecnológico em que está inserido a Empresa/Organização.
Espero que tenham gostado. Nos veremos semana que vem com a matéria Marketing direto. Até lá!
Fonte: Wikipédia