Propaganda

04/04/2011 14:17
 Na matéria anterior, o assunto foi o Mix de Marketing e ao fim da matéria mostramos que o ítem "promoção" é constituido de cinco outros ítens muito importantes dentro de seu contexto que são: Propaganda, promoção de vendas, relações públicas, marketing direto e força de vendas. O primeiro a ser abordado aqui será a propaganda.
 
A propaganda é uma das ferramentas mais conhecidas do Marketing, tanto que na maioria das vezes, o pensamento é o de que sejam a mesma coisa. Esta confusão se deve ao fato de que no Brasil há um conhecimento muito limitado sobre a ciência Marketing e uma de suas ferramentas, a propaganda.
A palavra propaganda vem do latim moderno e quer dizer: "para ser espalhado", sua abrangência é perceptível aos consumidores, tanto que muitos acabam guardando na memória várias delas mesmo depois de deixarem de existir. Alguns dizem que a propaganda é a alma do negócio e na verdade é, pois para a empresa que consegue desenvolver bem esta ferramenta, criando um posicionamento na mente do consumidor os resultados são grandiosos. Algumas pessoas chegam a dizer que a propaganda serve para vender. Na verdade, a venda é uma consequência da boa propaganda, ela serve para sinalizar ao consumidor aquilo que se precisa ou se deseja comprar. Se fosse tão fácil vender pela propaganda, nenhuma pessoa compraria produtos ou serviços mais simples, pois as grandes empresas teriam o monopólio das propagandas, ja que tem mais verba para investirem. Teoricamente seria mais fácil atingir seu target (Público alvo) com muito mais impacto. 
Alguns aspectos a serem observados na propaganda: 
  1. Apresentação pública: A natureza pública da propaganda confere certa legitimidade ao produto e sugere uma padronização, como muitas pessoas recebem a mesma mensagem, os compradores entendem que os motivos para a compra serão compreendidos publicamente.
  2. Penetração: Permite que a mensagem seja repetida várias vezes e que o consumidor tenha a possibilidade de comparar a mensagem dos concorrentes. Apropaganda em larga escala transmite algo positivo sobre o tamanho, poder, eo sucesso do produto.
  3. Aumento da expressividade: Oferece oportunidades para colocar em cena a empresa e seus produtos por meio do uso artístico da impressão, do som e da cor.
  4. Impessoalidade: O público não se sente obrigado a prestar atenção ou responder a uma propaganda pois, a mesma não é um diálogo e sim um monólogo.
     
    Hoje ficamos por aqui e na próxima matéria falaremos sobre o segundo ítem: Promoção de vendas. Até lá.

    Fonte: Portal do Marketing
   
 


  •  

 

 

 

Crie um site grátis Webnode