Endomarketing parte 2

08/08/2011 21:26

    Com o avanço da tecnologia e a globalização, o assunto ‘’endomarketing’’, passou a ser tratado com mais importância dentro de várias organizações. Para entendermos melhor o que é o ‘’endomarketing’’, precisamos primeiramente relembrar o que é o Marketing. Marketing é um conjunto de ferramentas que ajudam estrategicamente as organizações a venderem mais seus produtos e serviços e é o canal por onde é feita a conexão com os clientes dessa organização, fazendo assim com que as necessidades, desejos e aspirações desses clientes, sejam atendidos da melhor forma possível.

    Baseando-se nisso, fica mais claro entendermos o ‘’endomarketing’’, ou, Marketing Interno, onde todas as estratégias são voltadas para os colaboradores. Antes mesmo de vendermos nossos produtos e serviços para os clientes externos (mercado), precisamos vendê-los para os clientes internos. A aceitação de todos os produtos começa dentro da empresa. Outra aplicação importante dentro do endomarketing é a comunicação integrada de marketing, ou seja, toda informação tem que ser gerida e entendida por todos os departamentos, de maneira clara e objetiva. 
    Como última aplicação e não menos importante que as outras, são as ações de incentivo, seja financeiro, viagens, premiações em geral. E também seguindo a mesma linha estratégica, estão os cursos de aperfeiçoamento técnicos, cursos superiores, cursos de línguas estrangeiras, entre outras. Essas aplicações, são na verdade investimentos que todo empresário (empreendedor), deve fazer com seus colaboradores. 
    Todas essas estratégias de endomarketing fazem com que a organização se consolide no mercado, se fortaleça cada vez mais, tenha uma qualificação superior aos concorrentes e tenha uma equipe interna especializada para o mercado competitivo e também teremos profissionais mais satisfeitos e felizes com o trabalho. Um departamento que contribui muito com essas ações citadas acima é o RH (Recursos Humanos), que servirá de filtro e ajudará com seu know how, para definições e direcionamentos corretos para as ações estratégicas de Endomarketing.

 

Fonte: Portal do Marketing 

News

A importância da embalagem

03/08/2012 22:44
    Comer com os olhos. Um dito popular antigo mas, que tem fundamento quando olhado do ponto de vista mercadológico. A embalagem de um produto pode destacá-lo em meio a seus concorrentes de uma forma muito eficaz e influenciar a compra do mesmo. Li uma matéria muito interessante...

Diferença entre logotipo e logomarca

05/02/2012 11:58
    Uma das perguntas mais recorrentes nos cursos de Marketing e Comunicação Social é a referente às diversas nomenclaturas do logo ou marca de uma empresa. Diversas disciplinas discorrem sobre o assunto: Desde a semiótica até modelos de gestão. Cada qual apresenta a sua defesa e...

Atendimento ao cliente, valores que não implicam gastos

07/11/2011 22:33
    A equação do desenvolvimento e apuração de bons resultados, na área de atendimento ao cliente, representa despesas para sua empresa? Preste atenção para esta informação: "estatísticas estimam que, se uma empresa gasta de 2% a 5% de sua folha de pagamento anual com...

Diário de um cliente mal atendido

18/10/2011 20:12
    É incrível o poder de autodestruição que algumas empresas têm. Muitas, simplesmente “AmBevecidas” com o crescimento e o aumento repentino de lucratividade, não param para avaliar o que pode acontecer com um crescimento sem estrutura. Clientes, que anteriormente recomendavam um...

O concorrente invisível

16/10/2011 14:29
    Você já pensou em quais são seus concorrentes?     O conceito de concorrência mudou muito nos últimos anos. O comerciante que disputa clientes na mesma rua que você não é necessariamente o seu maior concorrente. Em termos geográficos, pode até ser, mas a...

Ações de Marketing

07/09/2011 19:23
     Colocar em prática tudo o que foi planejado é um desafio para algumas empresas, faz com que suas estratégias elaboradas tenham uma flexibilidade muito maior e possam adaptar-se ao momento que o mercado vive, trazendo com isso a necessidade de estudar cada vez mais...

Endomarketing parte 2

08/08/2011 21:26
    Com o avanço da tecnologia e a globalização, o assunto ‘’endomarketing’’, passou a ser tratado com mais importância dentro de várias organizações. Para entendermos melhor o que é o ‘’endomarketing’’, precisamos primeiramente relembrar o que é o Marketing. Marketing é um...

Endomarketing parte 1

06/08/2011 16:11
    Nos últimos anos são cada vez maiores os investimentos e a preocupação com a área de Marketing no intuito de atrair, conhecer e satisfazer os clientes.  No entanto surge a pergunta: as empresas sabem quem realmente são os seus clientes?     Se...

Dez dicas para aperfeiçoar seu marketing pessoal. Por Carlos Hilsdorf

23/07/2011 14:04
    Todo e qualquer profissional para ter sucesso precisa que o seu valor seja efetivamente percebido por seus clientes e pelo mercado em geral. Para que isso ocorra precisamos ir além das competências que compõe o nosso perfil profissional e utilizarmos técnicas de comunicação...

A importância do Marketing pessoal

20/07/2011 19:00
    Dentro das organizações cada pessoa lida diariamente com seu próprio Marketing, também o faz ao relacionar-se com os demais e muitas vezes o termo é distorcido ou usado de maneira inadequada. Antes de tudo o Marketing pessoal é uma filosofia da pessoa, envolvendo-a...
1 | 2 >>